Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de abril de 2010



Sobre o Rio de Janeiro.
"Moro num país tropical, abençoado por Deus..."
É, aqui não tem terremoto, não tem vulcão... Mas também não tem política habitacional.
O acelerado processo de urbanização, conseqüência do enorme êxodo rural dos últimos 50 anos, associado a um volume absurdo de chuvas, produz o espaço caótico em que o Rio, literalmente, mergulha.
No Brasil nunca houve uma real e séria reforma agrária, o que tornaria a migração rural-urbana mais equilibrada e o planejamento das cidades mais racionalizado. Também nunca houve uma política habitacional séria de nenhuma das esferas de poder, federal, estadual ou municipal. 
Soma-se a isso nossa histórica e péssima distribuição de renda (uma das piores do mundo) e temos este espaço desigual e combinado do meio urbano. 
Espaço desigual pois reflete a péssima distribuição de renda. Combinado, pois na mesma urbe convivem bairros ricos e pobres derivados ambos da própria lógica do capital.
Históricamente os migrantes chegam e não encontram uma infra-estrutura habitacional adequada e, sem condições de adquirir os terrenos em áreas livres de riscos, mais valorizadas e loteadas pelo capital privado, são naturalmente empurrados para as várzeas de rios, em São Paulo, ou para os morros, no Rio e Niterói. Daí toda vez que ocorrem chuvas intensas, calamidade pública.
Pois é, aqui não tem terremoto, mas já morreram mais pessoas que no terremoto do Chile no começo do ano, pondo a nú a ausência do Estado, que sempre se desobrigou do investimento em infra-estruturas simples e adequadas. 
Estado este que utiliza o dinheiro público em grandes obras, que como sabemos, permitem grandes desvios...
A população, esta sofre e reza...

3 comentários:

  1. Jorge,que legal te encontrar por aqui!Já estou te seguindo e gostei muito do seu blog!Realmente o Rio de Janeiro continua lindo,apesar da falta de uma politica voltada aos que mais precisam!Ando muito desiludida em ver desmoronar toda uma cidade e.junto com ela,meus sonhos,minha confiança num governo justo e honesto!Bjs e se puder,visite-me tb!

    ResponderExcluir
  2. Oi,Eliane.Já ví e estou seguindo seus três blogs mágicos."Nas Asas dos Versos" me fala mais fundo.
    Deixei um comentário lá.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente isso não é um problema apenas do Rio de janeiro, em todo o país existem locais habitados desordenadamente... O que futuramente, ou até hoje mesmo, irá refletir em tragédias como já vimos esse ano. O Brasil não tem infraestrutura decente para o povo brasileiro. Onde está a ordem e o progresso?
    Jorge, parabéns pelo blog!

    @jrkbza

    ResponderExcluir

Comente, discuta e critique.